Franquia de Escola de Inglês

Tempo de leitura: 6 minutos

Franquia de Escola de Inglês

Se você chegou até esse artigo, provavelmente já vem pensando em abrir uma franquia de escola de inglês. Certo?

Saiba que você está prestes a fazer uma ótima escolha, já que o ensino de inglês é um dos segmentos mais procurados no mercado. O Brasil ainda é um país onde a grande maioria das pessoas não são fluentes no idioma, mas que conseguem reconhecer a importância para o mercado de trabalho, para oportunidades de faculdade ou pós graduação fora do país e entre outros benefícios que o domínio do idioma podem trazer.

Franquia de Escola de Inglês
Franquia de Escola de Inglês

Além de toda a demanda que há por trás de uma franquia de escola de inglês, temos o fato da franquia nesse segmento ser relativamente de baixo investimento, comparando a outras possibilidades do mercado.

Antes de tomar uma decisão como essa, é muito importante saber como funciona franquia de escola de inglês. Por isso preparamos esse artigo para você.

Afinal, o que é uma franquia?

Podemos começar descrevendo o que é uma franquia. A franquia é considerada uma modalidade dentro do negócio comercial, onde o franqueador vai conceder ao franqueado o direito de utilizar da sua marca, mediante algumas condições pré estabelecidas.

A franquia se popularizou por ser uma forma mais segura de investimento, já que há toda uma orientação por parte da franqueadora e até mesmo um nome já construído dentro do mercado.

Tudo isso facilita muito quem deseja um retorno a médio prazo ou quem ainda se sente inseguro de investir em outras formas de negócio.

Quem deseja abrir uma franquia de escola de inglês, vai pagar a franqueadora para ter todo conhecimento e a concessão de utilizar a marca.

Mas por que investir em uma franquia de escola de inglês pode ser uma boa?

Por incrível que pareça, o que levou esse movimento no setor da educação  e consequentemente na franquia de escola de inglês, foi a própria crise e o desemprego que alcançou números bem altos e que ainda continua sendo um grande pesadelo na vida do brasileiro.

Para se recolocar no mercado de trabalho, as pessoas começaram a investir nos mais variados cursos e o curso de inglês vem sendo uma das principais escolhas.

Sabemos que ter o idioma no currículo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação, principalmente para grandes cargos e / ou empresas de grande atuação dentro do mercado.

A expansão da classe C também foi outro fato que aqueceu a economia na área da educação com a procura por um curso de inglês.

Como as franquias funcionam?

Como mencionado, a primeira coisa que você deve ter em mente antes de abrir uma franquia de escola de inglês é o valor. É difícil falar sobre valores, já que depende muito do formato da franquia.

Além disso, custos com equipamentos, materiais necessários e afins, devem ser colocados no papel.

Quanto a valores, o ideal é sempre perguntar diretamente para o franqueador, aproveitando para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Quais serão as responsabilidades do franqueador comigo?

Seja um franqueador
Seja um franqueador
  • O franqueador vai ter que capacitar o franqueado, aliás, ter toda essa capacitação de perto é o motivo que faz cada vez mais pessoas optarem por franquias. Por isso, o franqueador deve oferecer todo o conhecimento para dar início ao negócio;
  • O monitoramento da rede de franquias é outra responsabilidade do franqueador, afinal, esse acompanhamento não deve acontecer somente no início da franquia;
  • Por fim, todas as informações que possam ser relevantes e que ajudem no sucesso da franquia, deve ser propagada pelos responsáveis.

Como franqueado terei responsabilidades?

Como é de se esperar, o franqueado também terá uma grande responsabilidade ao meio de todo esse processo. Afinal, todo o conhecimento e o nome da franquia não são o suficiente para garantir o sucesso.

  • O franqueado deve incorporar qualidades de um dono de negócio e não como um funcionário, por exemplo;
  • É importante estar sempre pensando em novas soluções e colaborar com ideias com o franqueador. Afinal, quanto mais o nome da escola cresce, mais a franquia de escola de inglês vai crescer;
  • Toda a orientação e motivação dos colaboradores é de responsabilidade do franqueado.

O grande segredo para a franquia de escola de inglês dar certo, é o bom relacionamento entre franqueador e franqueado, por isso a decisão deve ser bem pensada.

Franquia de escola de inglês – Retorno rápido e faturamento mensal

Franquia lucrativa
Franquia lucrativa

Como mencionado, um dos pontos que fazem muitas pessoas optarem pela franquia de escola de inglês é a questão do retorno, que pode ser rápida.

Mais uma vez devemos ressaltar que essa questão do retorno, bem como do faturamento, depende bastante da franquia que estamos nos referindo, já que a mudança nos valores e consequentemente no tempo de retorno.

Mas, de forma geral, o retorno da franquia de escola de inglês acontece rápido. Os fatores que levam a isso são simples:

  • O nome que a escola já possui no mercado, com toda a estrutura necessária para que a nova unidade da escola comece;
  • A procura pelos cursos de inglês e seu aumento no Brasil, como já foi mencionado anteriormente.

A estimativa que algumas franquias de escola de inglês oferecem é um retorno do valor em cerca de um ano e meio a dois anos. Sendo um lucro de 20 a 40% mensal.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez uma pesquisa recente, mostrando os mercados com maior crescimento.

Em primeiro lugar com 15% temos Educação, Idiomas e treinamentos, um número que vem reforçar toda a questão do crescimento mencionado.

Em segundo lugar temos o mercado de alimentação com 14%, terceiro lugar ficou com beleza e estética também em 14%, quarto lugar vestuário com 12% e em quinto o setor de informática, com crescimento de 11%.

Para colocar sua ideia de abrir uma franquia de escola de inglês em prática, você deve conhecer a LifeUsa. Para isso basta clicar aqui e marcar seu atendimento para falar sobre franquias agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *