Datas comemorativas dos Estados Unidos

Tempo de leitura: 5 minutos

Datas comemorativas dos Estados Unidos

Assim como no Brasil, os Estados Unidos estão repletos de datas comemorativas em seu calendário. De modo igual também, algumas dessas celebrações fazem o dia se tornar um feriado, mas não são todas.

Se você gosta da cultura desse país e deseja saber mais sobre as suas comemorações e festividade, continue lendo este artigo. A seguir você confere as 20 principais datas comemorativas americanas.

Receba dicas e curiosidades sobre a cultura americana toda semana

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Datas comemorativas
Datas comemorativas Estados Unidos da América

Veja a seguir a lista de datas comemorativas que também são feriados nacionais nos Estados Unidos.

1º de janeiro: New Year’s Day

Dia de Ano Novo, sendo uma data comemorada do mesmo jeito que acontece em tantos outros países, inclusive, o Brasil.

15 de janeiro: Martin Luther King

O dia em celebração a Martin Luther King é na terceira segunda-feira do mês de janeiro. A homenagem acontece porque ele é um símbolo importante da luta contra a discriminação racial.

Ele é um dos principais líderes em prol da justiça e dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e em todo o mundo.

20 de janeiro: Inauguration Day

Acontece a cada quatro anos, quando é empossado o novo presidente do país. O evento ocorre em Washington DC, sendo que é feriado no seu estado, onde os hotéis ficam lotados. Além disso, se a data cair em um domingo, a posse é alterada para a segunda-feira.

President’s Day: terceira segunda-feira de fevereiro

É um dia que serve para honrar os presidentes dos Estados Unidos. Além disso, a data sempre cai na terceira segunda-feira de fevereiro, assim, o dia exato pode mudar conforme o ano. A escolha do dia é por estar próximo ao nascimento do primeiro presidente, George Washington.

Good Friday

A Sexta-feira da Paixão nos Estados Unidos não é um feriado nacional, mas sim, estadual. Assim, apenas em alguns lugares é feriado. Mas, como no Brasil, trata-se de uma data em que pessoas religiosas participam de cerimônias. Também são evitadas as atividades de lazer.

Easter Sunday

Já o Domingo de Páscoa nos EUA é um pouco diferente em relação aos presentes trocados. Embora os ovos de chocolate existam e sejam dados de presente, o destaque fica por conta dos ovos de verdade, que são decorados com pinturas. Há também ovos coloridos de plástico.

Memorial Day: última segunda-feira de maio

É mais uma data comemorativa em que o dia exato varia. Nessa ocasião, são homenageadas as pessoas que morreram durante a Guerra Civil, também chamada de Guerra da Secessão.

4 de Julho: Independence Day

Bastante conhecida mesmo por quem não é estadunidense, essa data é uma celebração ao dia em que o Congresso proclamou a Independência do país, em 1776. A data é famosa porque existem diferentes filmes norte-americanos que fazem alusão à data.

Labor Day: primeira segunda-feira de setembro

No Dia do Trabalho nos Estados Unidos, a ideia é, assim como no Brasil, homenagear os trabalhadores. Além disso, foi criada em 1894.

Columbus Day: segunda segunda-feira de outubro

O Dia de Colombo é feriado, mas não nos estados da Flórida, Texas, Vermont, Hawaii, Nevada, Oregon, Arkansas, Califórnia, Alasca, Dakota do Norte, Michigan, Wyoming Minnesota, Dakota do Sul, Dellaware, Washington e Wisconsin.

Nesse dia, celebra-se a chegada de Colombo à América, que foi no dia 12 de outubro de 1492. Também é o dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Hispanidad, sendo que curiosamente é um feriado comemorado em todos os países de língua espanhola e nos EUA.

11 de novembro: Veterans Day

O Dia dos Veteranos é comemorado sempre no dia 11 de novembro. Na data, são homenageados os militares que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

Thanksgiving: quarta quinta-feira de novembro

Também conhecido como o Dia de Ação de Graças estadunidense, é considerada a data mais importante para a família. Na data, é tradicional toda ela se reunir e realizar uma grande ceia.

25 de dezembro: Christmas

Como no Brasil, o Natal ocorre no mesmo dia. Mesmo que algumas tradições sejam diferentes das brasileiras, trata-se de uma data, para os americanos, repleta de pequenos rituais.

Datas comemorativas nos Estados Unidos que não são feriados:

2 de fevereiro: Groundhog Day

No Dia da Marmota, as pessoas descobrem se o inverno vai logo acabar ou se o frio vai se prolongar por mais algum tempo, com base em uma divertida crença. Assim, as pessoas observam o comportamento de uma marmota.

Se ela sair da sua toca e fica do lado de fora significa que a primavera chegou. Por outro lado, se a marmota se assustar e voltar para a toca quer dizer que haverá mais seis semanas de inverno.

14 de fevereiro: Valentine’s Day

Mais uma data que não é feriado, mesmo assim, bastante comemorada, já que se trata do Dia dos Namorados nos EUA. O nome é em razão de São Valentin, o padroeiro dos namorados. Como aqui, os casais apaixonados trocam presentes.

17 de março: St. Patrick’s Day

Trata-se de uma data que, nos últimos anos, está se espalhando para outros países, inclusive o Brasil. Mas a sua origem é irlandesa e celebra São Patrício, santo padroeiro da Irlanda. Vale lembrar que nos EUA há uma grande população de origem irlandesa.

1 de abril: April Fool’s Day

O dia da mentira é uma data comemorada em muitos países, a exemplo do Brasil e dos Estados Unidos. Mesmo com mais ou menos intensidade, sempre existem pessoas que gostam de pregar uma peça em familiares e amigos.

Segundo domingo de maio: Mother’s Day:

Mesmo não sendo feriado, as mães também têm espaço para um dia só seu no calendário norte-americano. A data é a mesma que aqui.

19 – Terceiro domingo de junho: Father’s Day:

As festividades são semelhantes as realizadas do Brasil. A diferença está apenas no dia, já que aqui é em agosto.

31 de outubro: Halloween

Mais uma data dos EUA que contagia o mundo: o Dia das Bruxas. Lá, é uma grande festa, em que, principalmente, as crianças se fantasiam e saem pela vizinhança dizendo a famosa frase: gostosuras ou travessuras.

Receba dicas e curiosidades sobre a cultura americana toda semana

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Veja mais conteúdos da Life USA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *