Certificado de Proficiência em Inglês TOEIC e TOEFL

Tempo de leitura: 6 minutos

Certificado de Proficiência em Inglês TOEIC e TOEFL:
Quem deseja estudar e mesmo trabalhar no exterior, provavelmente, já domina ou está planejando dominar o inglês. Afinal, trata-se do idioma que garante às pessoas se comunicarem de forma adequada em praticamente todos os países do mundo.

No entanto, não basta você ter o inglês na ponta da língua, é preciso que prove para a universidade onde pretende estudar ou o local onde quer se candidatar para uma vaga de emprego que a sua segunda língua é fluente. E como se faz isso?

Sendo assim, existem as certificações internacionais TOEIC e TOEFL. Continue lendo este artigo e descubra tudo a respeito do tema, inclusive a diferença entre ambas e como obtê-las. Isso e muito mais, você encontra nos tópicos a seguir:

  • O que são as certificações internacionais
  • Qual a diferença entre TOEIC e TOEFL
  • Como funciona a certificação TOEIC
  • Como funciona a certificação TOEFL
  • Onde obter uma certificação

O que são as certificações internacionais

As certificações internacionais servem para você garantir que domina o inglês e, assim, conseguir acompanhar as aulas se for estudar em outro país. O mesmo acontece para quem quer trabalhar no exterior, já que uma certificação mostra que você domina o inglês.

Já para obter esse documento, é preciso passar pelo teste internacional, os quais, normalmente, possuem dois anos de validade. Vale dizer que esse tempo pode parecer curto, mais isso acontece porque se entende que o nível em idioma estrangeiro é algo perecível.

Isto é, quem para de estudar um novo idioma, nem que seja por pouco tempo, corre o risco de perder não só a sua fluência, como também o vocabulário que acumulou ao longo do seu tempo de estudo. Portanto, é fundamental estar muito bem preparado para o exame.

Qual a diferença entre TOEIC e TOEFL

Entre as certificações internacionais, destacam-se duas: TOEIC e TOEFL. A primeira significa Test of English for International Communication, ou seja, Teste de Inglês para Comunicação Internacional.

A segundo quer dizer Test of English as a Foreign Language, traduzido como Teste de Inglês como Língua Estrangeira. Enquanto a TOEIC é exigida por empresas que desejam avaliar o nível linguístico do profissional, o TOEFL é solicitada pela maioria das faculdades.

Por isso, de acordo com o seu caso, é necessário optar por testar os seus conhecimentos em inglês em um ou outro teste, para obter a certificação necessária. De qualquer forma, é preciso saber que ambos são testes que possuem etapa escrita e oral com conteúdo variado.

No teste por escrito, quem o realiza pode se deparar com assuntos que não tem muito conhecimento. Desse modo, é essencial estar bem preparado para chegar a um resultado positivo.

Já o teste oral é considerado mais fácil, por conta das perguntas, embora, de modo igual, é preciso ter fluência no segundo idioma para alcançar um resultado favorável.

Outra semelhança entre as duas certificações é que elas são de propriedade da ETS – Educational Testing Service. Trata-se de uma empresa estadunidense, que tem responsabilidade acerca dos principais testes aplicados no país.

Certificado de Proficiência em Inglês Toeic
Certificado de Proficiência em Inglês Toeic

Como funciona a Certificado de Proficiência em Inglês TOEIC

O TOEIC é um certificado amplamente utilizado em todos os Estados Unidos. Hoje em dia, mais de 5 mil instituições aceitam esse teste como maneira de admitir profissionais para os seus cargos ou programas.

Nesse grupo, estão tanto instituições educacionais e governamentais, quanto empresas e multinacionais, mesmo que tradicionalmente seja uma certificação usada no meio corporativo. Além de ser aplicado no início do trabalho, a pessoa pode ser testada com o TOEIC em outros momentos.

Um exemplo são os grandes conglomerados e as multinacionais, que fazem uso do exame para analisar como está o progresso dos colaboradores estrangeiros. Por isso, ter essa certificação é ainda uma forma de crescer no mercado de trabalho, ao mostrar o seu nível elevado do inglês.

Nesse sentido, é uma certificação mais procurada por funcionários em cargos de gerência e executivos em altos cargos. E mais, para você, que está pensando em fazer esse exame, saiba que ele conta com 200 questões, das quais metade é de compreensão auditiva. As restantes são de leitura.

Certificado de Proficiência em Inglês Toefl
Certificado de Proficiência em Inglês Toefl

Como funciona o Certificado de Proficiência em Inglês TOEFL

Enquanto isso, em relação ao TOEFL, pode-se dizer que é o teste mais conhecido, sendo que são as universidades as instituições que mais o aplicam. Vale dizer ainda que não só nos Estados Unidos as faculdades pedem essa certificação, mas em outros países também.

No entanto, os critérios de nota variam de acordo com a universidade, sendo que, conforme o curso que o estudante deseja iniciar, também pode ser exigida uma nota diferente. Por isso, o áudio e o conteúdo escrito do TOEFL não são acadêmicos.

Em geral, quem realiza esse exame gasta em média quatro horas e meia de prova. Ao longo do período, são avaliadas quatro habilidades. São elas:

  • Listening – compreensão auditiva;
  • Reading – leitura;
  • Speaking – expressão oral;
  • Writing – expressão escrita.

Além disso, o TOEFL conta com diferentes modalidades. Ao total, são quatro:

  • TOEFL ITP (institutional testing program) – serve apenas para escola de idiomas, não para a faculdade;
  • TOEFL PBT (paper based test) – está caindo em desuso;
  • TOEFL CBT (computer based test) – deve ser feita presencialmente;
  • TOEFL iBT (internet based test) – é a mais usada em todo o mundo, podendo ser realizada pela web.

Onde obter uma certificação

Agora que você já sabe como funcionam as certificações internacionais TOEIC e TOEFL, é bem possível que tenha mais clareza sobre qual delas vai ajudá-lo na hora de buscar uma oportunidade em outro país. Seja um aperfeiçoamento acadêmico seja uma vaga no mercado de trabalho.

Mesmo assim, sempre confira o regulamento da universidade ou da corporação para não ter dúvidas. Quanto à dificuldade dos testes, vale dizer que ambos se assemelham em muito, o que quer dizer que você deve estudar muito para passar nos exames e conseguir a sua certificação.

Então, conheça a escola de inglês LifeUSA, que conta com um modelo inovador de ensino, que prioriza a fluência. Nela, você se prepara com sucesso para o exame, além de estar apto a se comunicar usando uma segunda língua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *